Ele quebrou a regra para cumprir a Lei.


 

      “Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco,

                   porque é tarde, e o dia já declina.

                      E entrou para ficar com eles”.

                       (Evangelho de Lucas 24.29)

 

  ▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪ﻶﻉﻶﻉﻶﻉ▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪ﻶﻉﻶﻉﻶﻉ▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪ﻶﻉﻶﻉﻶﻉ▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪

 

Os discípulos de Emaús clamaram: “Fica conosco, Senhor… pois já é tarde e a noite se aproxima”. A “noite” pode ser perigosa!  Metaforicamente representa os mistérios que estão fora da nossa capacidade visual, bem como de nosso controle. A noite aponta para o fato de que estamos vulneráveis! Representa nossos medos, solidão e desventuras.

 

Como suportar a noite? E como podemos encontrar poder para enfrentá-la?

 

Note que os discípulos se levantam e retornam para Jerusalém! (Lucas 24.33). Eles enfrentaram a noite! Eles perderam o temor de enfrentá-la!

 

O nosso poder como cristãos não recai na manjedoura de Belém, nem nas relíquias da cruz do Gólgota. Nossa fé e esperança recaem no Cristo Eterno que triunfou sobre a morte!

 

Como aqueles dois discípulos a caminho de Emaús, muitos de nós, contudo, nos sentimos decepcionados com a religião de nosso tempo; com o fato de tantos líderes religiosos sufocarem a mensagem de Cristo e esconderem-na atrás de mensagens institucionais; com o fato de os lideres religiosos serem às vezes tão zelosos da religião, tão conhecedores da lei, mas tão faltos na prática da justiça e tão ignorantes acerca do amor! (Lucas 24.20-21)

 

Assim como aqueles discípulos, muitos de nós também não conseguimos perceber a presença de Deus em meio aos pequenos sinais do dia-a-dia. Durante aquela caminhada embalada pela melodia da tristeza, Cristo estava presente, mas não foi reconhecido (Lucas 24.16).

 

Então, somos surpreendidos pela auto-revelação de Deus! Ele vem ao nosso encontro nos caminhos da vida. Surpreende-nos com sua presença de poder e graça! Altera o sentido da nossa existência!  Dá-nos um propósito definido para a vida! Devolve-nos a esperança! Muda nosso rumo! Este é o poder da ressurreição! (Lucas 24.30-32)

 

Sem a presença do Cristo Ressurreto, o que seria de nós? O que seria de tudo o que fazemos no culto? Qual o sentido das nossas orações? Do louvor? Da adoração? Enfim, qual o sentido da vida, se não tivermos a certeza gloriosa de que não estamos sozinhos? De que Jesus, o Ressurreto, caminha conosco e fica conosco?

 

Sob o poder do Cristo Ressurreto e na certeza da Sua presença poderosa, enfrentamos “as noites da vida” sem temor ou desespero!

 

A vida daqueles que tiveram um encontro pessoal com o Cristo Ressurreto jamais será a mesma!

 

Aleluia! Cristo Ressuscitou!

 

 

 

Rev. Ézio Martins de Lima   

 

Igreja Presbiteriana Independente Central de Brasília

Pão Quente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: