Ele quebrou a regra para cumprir a Lei.


 

“ Eu sou a Ressurreição e a Vida quem crê em

 mim ainda que esteja morto viverá” (João 11:25)

 “Fazei isto em memória de Mim, até  aquele dia ….

convosco no Reino de Meu Pai” (Mateus 26:29;

1ª Coríntios 11: 25/26).

                                       ":◦.»ώ«.◦:"

 

A palavra ressurreição vem do grego “anastasis” e significa  “levantar-se”, “erguer-se”, “ficar de pé”, “despertar”, “acordar”. Diferentemente, a palavra reencarnação indica que uma alma pode retornar à terra com a finalidade de viver novamente, mas somente em um outro corpo humano.

 

Há informações de que essa crença já fazia parte da antiga religião egípcia. Os antigos filósofos gregos tais como, Pitágoras(550 a C.), Píndaro (528-438 a C.) e Platão (450 a  C), criam e ensinavam as doutrinas da transmigração da alma e da metempsicose, ou seja, a alma migra de um corpo físico para outro. Entretanto, a Bíblia ensina que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo”, conforme Hebreus 9:27; e, “ que todos nós compareceremos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” ( 2ª Coríntios 5:10).

 

No Antigo Testamento há muitos textos que afirmam a esperança na ressurreição do corpo em contraposição à crença na reencarnação. O patriarca Jó declara: “… o meu Redentor vive … revestido este meu corpo da minha pele em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros…”(Jó 19: 25-27). O profeta Isaías consolando e animando o povo, diz: “… Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai…( Livro de Isaías 26:19). Também o profeta Daniel afirma: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão; uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” (12:2).

 

A doutrina bíblica da ressurreição do corpo é, sem dúvida alguma, a doutrina da consolação, da esperança e da alegria dos que crêem em Jesus Cristo como Único e Suficiente Salvador. O ensinamento das Sagradas Escrituras é de que  “haverá a real restauração do ser inteiro do indivíduo, de tal modo que a morte não terá conquistado partícula alguma de todo o seu ser”. O espírito do indivíduo remido pelo sacrifício eficaz e único do Senhor Jesus na cruz do Calvário, não permanecerá num ir e vir sem fim para purificar-se. Somos justificados diante de Deus por Graça, por meio da fé em Cristo, e não por obras. (Efésios 2:8-9).

 

A ressurreição de Jesus é a garantia da nossa ressurreição. “…Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará …” (2ª Epístola aos Coríntios 4:14). Jesus afirma: “ Eu sou a Ressurreição e a Vida quem crê em mim ainda que esteja morto viverá” (João 11:25). Ninguém jamais falou assim, pois homem algum em toda a história da humanidade pôde dizer: "Eu Sou o Caminho, Eu Sou a Verdade, Eu Sou a Vida" (João 14:6); e ainda: “Porque Eu vivo, vós também  vivereis" (João 14:19).

 

A Eucaristia é a celebração, o memorial da nossa redenção. “Fazei isto em memória de Mim, até  aquele dia ….convosco no Reino de Meu Pai” (Mateus 26:29; 1ª Coríntios 11: 25/26).

 

Nas Palavras do nosso Redentor reside a nossa Esperança…  

 

                   Rev. Enoc Teixeira Wenceslau

                   Igreja Presbiteriana da Penha/RJ 

 

 

Comentários em: "Ressurreição X Reencarnação" (1)

  1. Regina Maria Scotton disse:

    È paradguimática a questão. Necessitamos orar muito e estudar em demasia as questões. Orar com muita fé para que o Espírito Santo de Deus nos esclareça cada vez que nos depararmos entre nós irmãos cristãos com essa chancela de dúvidas e possamos esclarecer com propriedade essa questão tão polarizada. Que Deus abençe-nos! Amém.

Deixe um comentário

