Ele quebrou a regra para cumprir a Lei.


Convicções

Por Rick Warren

No mundo corporativo todos os dias vemos – e às vezes sofremos consequências daqueles que agem e tomam decisões sem ter como base convicções claras e cuidadosamente avaliadas.

Alguém disse que “se você não tem em que se apoiar, qualquer coisa o fará cair”. Dicionários definem convicção como “crença firme e vigorosa”. Mas convicção é muito mais que isso. Convicção inclui valores, compromisso, motivação. Gosto da definição que ouvi do Professor Howard Hendricks: “Crença é algo que vamos defender. Convicção é aquilo pelo que somos capazes de dar a vida!”  Convicções determinam nossa conduta e nos motivam a agir de determinada maneira.

Quando alguém passa a ser seguidor de Jesus, por exemplo, ele faz coisas simplesmente porque outros seguidores sugerem ou servem de modelo. Ele ora, lê a Bíblia e comparece aos cultos porque observa e deseja imitar o exemplo dos outros. É razoável para novos decididos. As crianças aprendem de maneira similar.  Entretanto, quando crescemos e nos tornamos maduros,  desenvolvemos nossas próprias razões para fazer o que fazemos. Estas razões se transformam em convicções. Vejamos alguns princípios importantes sobre convicções:

São essenciais para gerar crescimento e maturidade. Uma ironia no mundo atual é que as pessoas têm fortes convicções sobre questões pouco importantes  – esporte, roupas, música.

Mas são fracas a respeito de coisas importantes – diferença entre certo e errado!. Pense sobre suas convicções. Seriam elas fracas no tocante a alguma questão primordial?  A Bíblia ensina:

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor” (I Coríntios 16.13-14).

Evitam que fiquemos à mercê das circunstâncias. Se você deixar de determinar o que é importante e a forma como vai viver, outras pessoas farão isso por você. Convicções não nos deixa seguir a multidão descuidadamente. Eu acredito que o apóstolo Paulo estava falando sobre isso quando disse em Romanos 12.2: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês.

Ajudam-nos a ser diligentes e continuar a crescer. Crescimento exige tempo e esforço. Sem convicções acerca de crescimento, as pessoas ficam desestimuladas e desistem. Ninguém persiste em executar uma tarefa difícil a menos que esteja convencido de uma boa razão para fazê-la. Isto se aplica a orar, estudar a Bíblia e viver os princípios bíblicos na vida cotidiana e no trabalho.

Saber o que fazer (conhecimento), porque fazer (perspectiva) e como fazer (habilidade) não tem valor sem a convicção que realmente motiva a fazê-lo! As pessoas que causaram grande impacto neste mundo, para o bem ou para o mal, foram aquelas que tinham convicções vigorosas e profundas. Elas não eram necessariamente as mais inteligentes, mais ricas ou mais instruídas, mas suas convicções as moveram a mover o mundo.

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller “The Purpose-Drive Life” (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas através do mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)

MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC – Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 – DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL –  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo “REMOVER” no campo de assunto.

Questões Para Reflexão ou Discussão

1.  Que você achou da distinção entre crença (algo que defendemos) e convicção (algo pela qual daríamos a vida)?

2.  O autor sugeriu fazer uma lista de nossas convicções. O que você incluiu nela?

3.  Você já trabalhou com alguém que carecia de convicções sobre como conduzir o negócio ou desempenhar suas responsabilidades? Quais foram os resultados dessa falta de convicção?

4.  Como você acredita que convicções fortes podem capacitá-lo a evitar que a sociedade ao seu redor o modele segundo seu padrão?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: I Tessalonicenses 5.21-22; II Timóteo 1.13-14; Tito 1.9; Hebreus 3.1-6; 4.14; Tiago 1.5-6.

Para assinar ou cancelar – http://cbmc.org.br/mana.htm

Recebo semanalmente e publico, porque não gosto de enviar e-mails.

Anúncios

Comentários em: "Convicções por Rick Warren" (2)

  1. Olá gostei do blog,aceita parceria?
    Esse é meu blog: http://shelfaith.blogspot.com
    Se quizer me seguir tmbm..
    AbraxoO..

    • Só mantenho o blog no ar, porque não atualizo mais, depois do twitter perdi o interesse em falar muito, prefiro fazer amigos ao vivo.
      Obrigada, achei seu blog muito legal!
      vlw

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: